17 de novembro de 2009

Hora do Conto

Hoje visitou-nos a turma do 2ºC da EB 1 de Igreja.
Leitura do dia: "O urso e a formiga" de Luísa Ducla Soares

Vocês conhecem o Urso-Formigueiro, aquele urso de focinho comprido com uma tromba, tão guloso de formigas?

1 comentário:

MM disse...

Encontro com a Leitura

Para lá do sonho, para lá das paisagens, para lá das palavras, os livros condensam imaginação, movimento, cor, alegria, gestos do dia-a-dia, histórias do mundo e de nós próprios.
A BECRE pulsa, as estantes cheias de livros convidam-nos a entrar. Abrimos um livro e todos os nossos pensamentos se concentram nas folhas repletas de histórias deliciosas que nos fazem chorar, rir, viver, sentir.
A vida lá fora passa para segundo plano.
De repente, o meu olhar desvia-se… Chegou a hora do conto. Ao som de uma voz doce e melodiosa, uma história ganha vida. A leitura torna-se verdadeiramente significativa.
Crianças, de olhos atentos, no mundo das histórias, entre a terra e o sonho, mergulham na aventura de formigas num formigueiro, formigas rabinas que vencem um urso peludo, trombudo com patinhas de veludo. À beira do rio, uma pimenteira verde, salpicada de bolinhas cor-de-rosa dá grãos de pimenta. E a história continua… Continua… Os minutos correm, as palavras dançam, embalam, encantam. Falam daquele mundo que é nosso, misto de afecto e segurança, carinho e atenção. As palavras ficam lá, dentro, entre o sonho e o real. Lá, segurando o fio dos afectos.
E as crianças pegam em lápis e começam a pintar e a desenhar a história da formiga e do urso peludo. E o fio continua…
A Beatriz, de óculos azuis e dois ganchos de pérolas brilhantes, ouviu a história e diz que se divertiu, a Cristina pega no lápis e desenha o urso peludo que queria comer a formiga, a Patrícia sentiu que a história era muito bonita e diz que o escritor faz a história para a lermos e ouvirmos, a Esperança, o Pedro, a Rita e a Diana dizem o mesmo. Para o João, o livro é um conjunto de letras e para o Pedro também. Para a Telma, um livro são muitas folhas juntas que têm letras e desenhos.
A contadora de histórias, num tapete mágico, conduziu os jovens leitores ao mundo dos livros, lá, no reino do faz-de-conta.

A professora de Língua Portuguesa,

Manuela Matos
17.11.2009