11 de fevereiro de 2009

Histórias para todos - Literacia e inclusão educativa e social

A partir da próxima semana, o Departamento de Educação Especial e Apoios Educativos vai desenvolver, na Biblioteca, a actividade “Histórias para todos – Literacia e inclusão educativa e social”.
Ler e ouvir histórias é sempre um momento mesclado de magia e de sentimentos. O contacto com as personagens e com os mundos fantásticos, para onde nos remetem os livros e as histórias, ajudam-nos a encarar com outros olhos o mundo e as relações que estabelecemos.
Ao escolhermos e contarmos aos alunos “histórias especiais”, ou seja, histórias cujos conteúdos exploram e valorizam a riqueza das diferenças inter-individuais, estamos a desenvolver não só competências de literacia e de expressão e comunicação, mas também a promover a capacidade de resolução de conflitos internos, o desenvolvimento do respeito pelos outros, o estabelecimento de relações interpessoais assertivas, a implementação de comportamentos pautados pelo civismo, e também a inclusão e a equidade educativa das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
A leitura é igualmente importante para os alunos com e sem necessidades educativas especiais. Promover o domínio de competências e a adopção de hábitos de leitura de todos os alunos, sem excepção, constitui um dos objectivos do Projecto Educativo do Agrupamento.
Elmer não é um elefante como os outros. É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão. Um dia lembrou-se de pregar uma partida...A primeira história a ser contada, no âmbito desta iniciativa, corresponde à obra “Elmer”, do autor e ilustrador britânico David McKee. Será no dia 19 de Fevereiro, pelas 12h15.


Venham participar … vão ver que vai ser interessante!



Elmer não é um elefante como os outros. É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão. Um dia lembrou-se de pregar uma partida...

Sem comentários: