10 de dezembro de 2009

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Este é o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada em Paris, em 1948, o documento nasceu após anos de negociações entre os membros da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas e da Assembleia Geral das Nações.

Surgida numa época conturbada de pós-guerra, a Declaração foi um importante passo na direcção da paz e do entendimento entre os povos. Até hoje o documento é a base legal para o Direito em quase todo o mundo, além de ter inspirado a Constituição de vários países desde seu lançamento.

Neste dia 10 de dezembro, a Declaração completa 61 anos, mas o seu texto está cada vez mais actual. Nesta época em que os valores fundamentais como o direito à vida e à liberdade são constantemente violados, a Declaração Universal dos Direitos Humanos mantém-se como uma ferramenta essencial para a construção de um mundo mais digno e feliz.

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Parabéns pela matéria e pela militância.


LEIA ARTIGO QUE ESCREVI SOBRE OS 61 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITO HUMANOS NO MEU BLOG.