23 de fevereiro de 2011

Formação de Utilizadores - 2ª sessão

Temos vindo a dar continuidade à formação de utilizadores para alunos de 5º e 6º anos. Em Estudo Acompanhado, os alunos destas turmas têm vindo à BE para porem em prática os conhecimentos que adquiriram nas sessões teóricas. Recordo que nessas sessões realizadas no 1º período, os alunos aprenderam a reconhecer e localizar as classes CDU, as fontes de informação ao seu dispor, as regras de elaboração de trabalhos escritos, como pesquisar correctamente na Internet...
Na 2ª sessão que tem estado a decorrer ao longo deste mês, as turmas são convidadas a participar duma forma mais activa na sua própria formação. Para tal, temos seguido a seguinte metodologia:
- Constituição de pequenos grupos
- Distribuição dos grupos por postos de consulta multimédia (Internet) e postos de consulta presencial (livros)
- Selecção de um tema a pesquisar (são sugeridos vários temas)
- Pesquisa orientada de informação sobre o tema escolhido: um grupo faz pesquisa em livros e o outro na internet; ao fim de vinte minutos, os grupos trocam de postos.
- Apresentação das informações obtidas pelos grupos (cada grupo preenche uma grelha com as notas que tirou durante a pesquisa)
- Avaliação final (alguns dos alunos preenchem uma grelha de avaliação da actividade)

1 comentário:

angelina maria pereira disse...

Muito oportuna esta formação e bem organizada. Depois será preciso avaliar o impacto que tem nas competências dos alunos.