15 de abril de 2010

Livro "Vida de S. Gonçalo de Amarante

A Associação Cultural Círculo Lago Cerqueira ofereceu à Biblioteca um exemplar do livro "Vida de S. Gonçalo de Amarante".

Sobre esta obra a página Web desta associação refere o seguinte:

Ao fazer a reedição da obra “Vida de S. Gonçalo de Amarante”, propõe-se o Círculo Lago Cerqueira atingir vários objectivos, entre os quais o de recuperar um livro editado há mais de 120 anos pela tipografia e livraria amarantina, pertencente a António Teixeira Carneiro.
Como Associação Cultural, temos ainda o firme propósito de nos associaremos à comemoração da passagem dos 750 anos da morte de uma das mais peculiares figuras de Amarante, porventura a maior, a mais agregadora - o nosso Padroeiro, S. Gonçalo.
S. Gonçalo teve e tem uma presença marcante em Amarante, com reflexos de singular importância no nosso quotidiano.
Esta obra editada na segunda metade do séc. XIX, deu-se primeiramente a conhecer em artigos no semanário amarantino Flor do Tâmega, e posteriormente foram compilados em livro, em Junho de 1888. Este jornal tinha como director e proprietário António Teixeira Carneiro.
Este livro contempla todo o percurso da vida de S. Gonçalo, sem deixar de fazer uma contextualização social ao tempo em que viveu, as singulares lendas e os locais de culto, que extravasaram fronteiras. Julgamos assim ser esta reedição mais um valioso instrumento para divulgar a vida e obra de S. Gonçalo de Amarante, pois os livros podem ser sempre revisitados e estudados.

Sem comentários: