28 de abril de 2010

Hora do Conto

Esta semana, recebemos a visita dos alunos do 4ºH da EB1 da Torreira. Ouviram o conto "A menina dos cabelos de ouro" que faz parte da obra "Seis histórias às avessas" de Luísa Ducla Soares.

23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Participa na actividade "Gostei deste livro...". Vem à BE, tira uma foto com um livro que tenhas gostado de ler e vê-a depois exposta no mural.

Lembrar Abril...

Visita a exposição "Rostos de Abril" organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, que se encontra na Biblioteca.

21 de abril de 2010

Hora do Conto


Na Hora do Conto desta semana participaram os alunos da turma do 4ºG da Escola EB1 da Torreira. Foi lido o conto de António Mota "O Pombo-correio".

19 de abril de 2010

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

Lembras-te da actividade "Gostei deste livro" que foi dinamizada no ano passado? Participa de novo este ano, na próxima sexta-feira, em que se comemora o Dia Mundial do Livro.

16 de abril de 2010

Exposição de Ciências Naturais

Nos próximos dias teremos na Biblioteca uma exposição de vulcões realizados por alunos de 7º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.


15 de abril de 2010

Livro "Vida de S. Gonçalo de Amarante

A Associação Cultural Círculo Lago Cerqueira ofereceu à Biblioteca um exemplar do livro "Vida de S. Gonçalo de Amarante".

Sobre esta obra a página Web desta associação refere o seguinte:

Ao fazer a reedição da obra “Vida de S. Gonçalo de Amarante”, propõe-se o Círculo Lago Cerqueira atingir vários objectivos, entre os quais o de recuperar um livro editado há mais de 120 anos pela tipografia e livraria amarantina, pertencente a António Teixeira Carneiro.
Como Associação Cultural, temos ainda o firme propósito de nos associaremos à comemoração da passagem dos 750 anos da morte de uma das mais peculiares figuras de Amarante, porventura a maior, a mais agregadora - o nosso Padroeiro, S. Gonçalo.
S. Gonçalo teve e tem uma presença marcante em Amarante, com reflexos de singular importância no nosso quotidiano.
Esta obra editada na segunda metade do séc. XIX, deu-se primeiramente a conhecer em artigos no semanário amarantino Flor do Tâmega, e posteriormente foram compilados em livro, em Junho de 1888. Este jornal tinha como director e proprietário António Teixeira Carneiro.
Este livro contempla todo o percurso da vida de S. Gonçalo, sem deixar de fazer uma contextualização social ao tempo em que viveu, as singulares lendas e os locais de culto, que extravasaram fronteiras. Julgamos assim ser esta reedição mais um valioso instrumento para divulgar a vida e obra de S. Gonçalo de Amarante, pois os livros podem ser sempre revisitados e estudados.

14 de abril de 2010

Exposição de Educação Visual

Está, desde ontem, presente na BE uma exposição de trabalhos elaborados por alunos do 3º ciclo na disciplina de Educação Visual.

Hora do Conto

Ontem visitaram a Biblioteca os alunos do 2º/3ºF da EB1 da Torreira.
Leitura do dia: "Porco é que não" de António Torrado