26 de fevereiro de 2009

A Semana da Leitura está aí!


De 2 a 6 de Março comemora-se, por esse país fora, a Semana da Leitura. Esta é uma iniciativa destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler.
Salas de Aula, Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Escolares e outras instituições terão oportunidade de promover a realização de múltiplas actividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores.
A nossa escola e agrupamento não fogem à regra e mais uma vez, vamos comemorar este importante evento.
Durante a próxima semana, darei aqui testemunho de todas as actividades que iremos promover.

20 de fevereiro de 2009

Pensar com Arte













- Pensar com Arte
Autora: Rita Taínha
Editor: Estúdio Didáctico
Uma mala que inclui:
56 reproduções de quadros famosos;
1 CD-Rom com jogos interactivos;
1 Livro com dezenas de actividades relacionadas com os quadros;
2 Laminas de Cores - Guias de cores com diferentes percentagens.

Breve descrição: O desenvolvimento da capacidade criadora torna-se cada vez mais uma necessidade imperiosa no mundo em que vivemos (...)

Histórias para todos

Já se iniciou a actividade "Histórias para todos", com a leitura da história do elefante Elmer, criado por David McKee. Descobre mais sobre este escritor britânico aqui.

19 de fevereiro de 2009

Palavrinhas...

Já conheces o Sr. Palavrinhas? Hoje passou pela Biblioteca e acho que ainda anda por aqui... Vem tentar encontrá-lo!













Hora do Conto

Esta semana visitaram-nos os alunos da EB1/JI de Estremadouro - pré-escolar, 1º e 2º ano. Leitura da semana: Ali Babá e os 40 ladrões".

"Livros com Rodas"

Aqui estão fotos dos alunos da EB1/JI de Vilarinho a ler o conto escandinavo "A Princesa e a Montanha de Vidro" de M. Margarida Pereira-Müller, retirado do livro "Contos e Lendas do Mundo". Estas fotos foram enviadas pela Profª Conceição. Muito obrigada!



18 de fevereiro de 2009

"Livros com Rodas"

A Profª Conceição do JI da Torreira enviou algumas fotos relativas à actividade "Livros com Rodas". Numa delas encontra-se o desenho que as crianças fizeram da funcionária da BE que entregou o baú com livros.
Muito bonito! Espero que estes "livros ambulantes" façam bom proveito a todas as crianças do agrupamento!



15 de fevereiro de 2009

Semana da Leitura 2009


De 2 a 6 de Março comemora-se a Semana da Leitura 2009 promovida pelo PNL.
Estamos a preparar várias actividades a realizar na Biblioteca... e convidamos todas as escolas do agrupamento a participar e a visitar a nossa Feira do Livro.
Mais novidades em breve!

12 de fevereiro de 2009

Poemas Famosos de Amor

Poemas de Amor... é São Valentim!













Está a chegar o Dia de São Valentim! Queres saber quem foi este santo? Descobre aqui!

Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Pablo Neruda

Aqui está um site com muitos poemas de amor para quem, nesta data, lhe faltam as palavras...

Charles Darwin - 2º centenário do nascimento









Comemoram-se hoje os 200 anos do nascimento de Charles Darwin.

Sabe mais sobre este naturalista aqui.

Ler o Mundo - Daniel Sampaio

1. Efeitos da leitura no desenvolvimento das capacidades do cérebro:«A investigação tem demonstrado a possibilidade de a leitura ampliar as capacidades do cérebro, criando diferentes perspectivas de interpretação da realidade e novas competências no manejo das emoções, contribuindo para a melhor compreensão da complexidade do mundo. Especialistas defendem que o que importa é que a criança leia, sobretudo textos que a mobilizem e não se afigurem desconexos em termos de espaço e tempo, o que poderá levar ao abandono do livro. Por isso, o interesse de uma criança ou de um adolescente por qualquer tema deverá ser incentivado, porque estará a contribuir para o ganho de hábitos de leitura, que só se poderão consolidar nas idades jovens.Costuma dizer-se que se pode ler um livro a uma criança desde muito cedo, na prática deve seguir-se o conselho de segurar a criança ao colo e com a mão disponível ler-lhe um episódio qualquer que o faça sonhar: não importa, a princípio, se é ou não um texto de muito valor literário».
2.Que lia Daniel Sampaio na infância e na adolescência:« Houve tempos, no início da adolescência, em que só me interessava por banda desenhada ou imprensa desportiva. Ansiava pela chegada do «Cavaleiro Andante» para me deliciar com as aventuras de Tintin, ou para recriar, com os meus amigos, as investigações do detective Sexton Blake e do seu assistente Tinker, sempre na pista de tenebrosos crimes; ou recortava as crónicas de «A Bola», onde Aurélio Márcio, Carlos Pinhão e Vítor Santos me encantavam com a capacidade de escrever várias colunas sobre um simples penálti. No Verão treinava o meu francês na revista «Miroir Sprint» dedicada à Volta à França em bicicleta, de modo a saber tudo sobre Ferdi Kubler e Hugo Koblet, os meis heróis do ciclismo.A minha mãe, sempre grande leitora, outrora encantada com com a minha leitura compulsiva das histórias tradicionais«contada às crianças» por Leyguarda Ferreira, dos livros dos Cinco ou do devorar das aventuras de Sandokan, o Tigre da Malásia, andava agora inquieta: «O menino não lê nada!» Ao que o meu pai, mais sereno, depressa respondeu:«Vais ver que o miúdo depois muda, é da idade, depois lerá outras coisas...» E os dois ficaram contentes quando passei do Michel Vaillant para os livros policiais: depressa Agatha Christie e Ellery Queen invadiam os meus tempos livres, à média de um por dia... e nunca mais esqueci O assassinato de Roger Ackroid ou Vivenda Calamidade! »
3. Mensagem de Daniel Sampaio sobre o Plano Nacional de Leitura:«O actual Plano Nacional de Leitura tem, entre outros méritos, a vantagem de oferecer uma lista de livros adequada a cada idade, o que constitui um valioso guia para os pais e educadores. Muitos desses textos são estímulo à fantasia da criança e do adolescente: esse deve ser o principal desígnio da literarura infantil porque, como também escreveu João dos Santos, «histórias sem sonho são narrativas sem murmúrios nem vogais, portanto sem os sons da dor e do prazer».

11 de fevereiro de 2009

Histórias para todos - Literacia e inclusão educativa e social

A partir da próxima semana, o Departamento de Educação Especial e Apoios Educativos vai desenvolver, na Biblioteca, a actividade “Histórias para todos – Literacia e inclusão educativa e social”.
Ler e ouvir histórias é sempre um momento mesclado de magia e de sentimentos. O contacto com as personagens e com os mundos fantásticos, para onde nos remetem os livros e as histórias, ajudam-nos a encarar com outros olhos o mundo e as relações que estabelecemos.
Ao escolhermos e contarmos aos alunos “histórias especiais”, ou seja, histórias cujos conteúdos exploram e valorizam a riqueza das diferenças inter-individuais, estamos a desenvolver não só competências de literacia e de expressão e comunicação, mas também a promover a capacidade de resolução de conflitos internos, o desenvolvimento do respeito pelos outros, o estabelecimento de relações interpessoais assertivas, a implementação de comportamentos pautados pelo civismo, e também a inclusão e a equidade educativa das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
A leitura é igualmente importante para os alunos com e sem necessidades educativas especiais. Promover o domínio de competências e a adopção de hábitos de leitura de todos os alunos, sem excepção, constitui um dos objectivos do Projecto Educativo do Agrupamento.
Elmer não é um elefante como os outros. É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão. Um dia lembrou-se de pregar uma partida...A primeira história a ser contada, no âmbito desta iniciativa, corresponde à obra “Elmer”, do autor e ilustrador britânico David McKee. Será no dia 19 de Fevereiro, pelas 12h15.


Venham participar … vão ver que vai ser interessante!



Elmer não é um elefante como os outros. É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão. Um dia lembrou-se de pregar uma partida...

Hora do Conto

Esta semana, visitaram-nos os alunos do 4ºH da Escola EB1 da Torreira.


10 de fevereiro de 2009

8 de fevereiro de 2009

Glossário sobre Internet

Encontrei este glossário sobre Internet e achei de todo o interesse colocá-lo aqui, para o caso de alguém dele necessitar.

Freeware: Software disponível para download na Internet de forma gratuita.
Nickname: Nome escolhido pelo utilizador quando se regista num chat. Este nome, geralmente, dá algumas indicações sobre os interesses da pessoa.
Phishing ("Pescar" informações dos utilizadores): método de engenharia social através do qual um desconhecido se faz passar por alguém de confiança, ou por uma entidade, com vista à obtenção de informações que permitam o acesso não autorizado a computadores, informações ou contas bancárias. Ex: algumas frases às quais deve ter atenção numa mensagem de correio electrónico: "Verifique a sua conta."; "Se não responder dentro de 48 horas, a sua conta será fechada."
Pop-up: Anúncio publicitário de janela automática.
Post: Texto publicado num blogue pelo autor do mesmo.
Shareware: Software que permite ao utilizador partilhar ficheiros com outros utilizadores da Internet.
SPAM: é o conceito utilizado para mensagens de correio electrónico não solicitadas, enchendo as caixas de correio dos utilizadores e aumentando o volume de tráfego na rede. Ex: mensagens publicitárias de correio electrónico.
Spyware: é um "software" malicioso que permite a recolha de informação do computador do utilizador por parte de desconhecidos. Na generalidade, o spyware podera vir integrado em programas não fidedignos, ou em determinadas componentes transferidas, quando se acede a um site de Internet. Ex: existem várias formas de o spyware ou outro software indesejado entrar no seu computador. Um truque comum é instalar o software sub-
repticiamente durante a instalação de um outro software de que necessita, como um programa de partilha de ficheiros de música ou de vídeo.
Trialware: Software disponível na Internet para fazer download e utilizar durante um período de tempo limitado.
Trojans (Cavalos de Tróia): exemplo de Vírus geralmente camuflados num programa legítimo, executam outras funções com o desconhecimento do proprietário do equipamento. Ex: o sistema apresenta mensagens de erro pouco usuais.
Vírus: na sua maioria encontram-se incluídos no código de programas ou ficheiros e poderão danificar o seu computador ao propagar-se de ficheiro em ficheiro e até mesmo de computador em computador. Ex: o computador tem um funcionamento mais lento do que é habitual.
VoIP: Voice Internet Protocol.
Worms: exemplo de vírus, têm a mesma finalidade do vírus, mas propagam-se automaticamente, replicando-se assim em grande volume. Ex: o computador reinicia sozinho e depois não funciona normalmente.

CONVITE - Dia Europeu da Internet Segura

No Dia Europeu da Internet Segura, dia 10 de Fevereiro, serão feitas duas transmissões via Internet (Videodifusões), a partir das instalações da Equipa RTE-PTE, (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) para todas as escolas, sobre a temática da Segurança na Internet.
Terão lugar, uma de manhã, às 10h, e outra às 15h da tarde.
Cada sessão durará cerca de 30 minutos.
Todas as escolas, de todos os níveis de ensino, estão convidadas, nomeadamente alunos, professores e funcionários.
Esta transmissão pode ser acedida aqui.

Manual da Literacia da Internet

Aqui... um guia sobre a Internet para educadores, muito interessante...

Dia Europeu da Internet Segura











Semana da Segurança na Internet, na Escola - 9 a 13 de Fevereiro de 2009

Comemora-se no próximo dia 10 de Fevereiro o Dia Europeu da Internet Segura, em toda a União Europeia. Assumindo esta temática uma importância crescente na vida quotidiana da comunidade educativa, o Programa SeguraNet lança o repto às escolas para que, na semana de 9 a 13 de Fevereiro, desenvolvam actividades centradas nos alunos e/ou encarregados de educação, que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Rede.
Por isso, vem à Biblioteca e aceita os desafios que te propomos!

4 de fevereiro de 2009

LIVROCLIP








LIVROCLIP é um site brasileiro em que podes ver pequenos clips de vídeo sobre livros variados em língua portuguesa. O exemplo que escolhi e que aqui coloco é "Os Lusíadas", obra recomendada para o 3º ciclo. Vê o clip e aproveita!