29 de outubro de 2009

Oficinas Tecnológicas

Estão expostos na BE alguns trabalhos realizados pelos alunos das Oficinas Tecnológicas relativos ao Halloween - Dia das Bruxas que se comemora no dia 31 de Outubro.

Astérix faz 50 anos!


Hoje é o dia de aniversário de Astérix. Faz hoje precisamente 50 anos que foi editado o primeiro livro deste personagem tão conhecido da BD. Até o Google se associou a este acontecimento...

Para 50 anos não está nada mal conservado... ainda tem os dentes todos! Só tem medo duma coisa: que lhe caia o céu em cima da cabeça!

Neste dia festivo, vem à Biblioteca e repara nas actividades que te propomos! Também podes assistir ao filme de animação "Astérix, o Gaulês". É às 13h, na Biblioteca! A entrada é livre! Diverte-te!

28 de outubro de 2009

26 de outubro de 2009

Hora do Conto - 5º ano


No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, na passada 6ª feira, a Prof. Paula veio à Biblioteca contar uma história aos alunos do 5ºB. Tanto jeito tem esta contadora de histórias!

BiblioCafé

Na passada 6ª feira à noite, concretizámos a actividade "BiblioCafé" e podemos afirmar que foi um êxito! Muitos foram os pais, alunos, professores e funcionários que compareceram nesta abertura da BE à comunidade. Todos puderam testemunhar o trabalho feito no dia-a-dia neste espaço.
Obrigada a todos quantos ajudaram na organização e concretização deste acontecimento!
Ainda durante o dia de hoje, colocarei mais fotos deste evento tão enriquecedor para todos.

22 de outubro de 2009

Livros novos na BE



Estas são as nossas mais recentes aquisições no âmbito do PNL que brevemente irão integrar os "Livros com Rodas" do pré-escolar e 1º ciclo:
Biblioteca José Jorge Letria
- "O sonho é..."
- "Versos com todas as letras"
- " O livro dos dias"
Algumas das colecções disponíveis para empréstimo domiciliário nos 2º e 3º ciclos:
- "Objectivo Golo" de Nuno Magalhães Guedes
- "Henrique, o terrível" de Francesca Simon
- "Teodora" de Luísa Fortes da Cunha
- "As cenas da Malu" de Thalita Rebouças
- "Clube das Amigas" (vários autores)

Mais livros...
- "O rapaz que ouvia as estrelas" de Tim Bowler
- "Harry Potter e os Talismãs da Morte" de JK Rowling
- "A Biblioteca Mágica" de Jostein Gaarder
- "Um lugar Mágico" de Susanna Tamaro
- "A rapariga rebelde brilha na escola" de Enid Blyton
- "O meu primeiro álbum de poesia" de Alice Vieira
- "O perfume" de Patrick Suskind
- "Uma questão de fé" de Jodi Picoult
- "Os factos da vida" de Ana Saldanha

Ler+ em família


O Plano Nacional de Leitura deixa alguns conselhos às famílias relativamente à leitura:

1 - Incluir os livros no dia-a-dia das crianças
À noite quando as crianças já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem. Os livros acalmam e dão serenidade.
Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para ler.
O momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha.

2 - Tornar a leitura uma actividade divertida
As crianças pequenas gostam de descobrir as imagens e as histórias dos livros. E começam muito cedo a querer aprender a ler.
Faça das imagens e das histórias dos livros uma espécie de brinquedos. As crianças adoram descobrir imagens, letras palavras e adoram ouvir ler histórias.
Deixe a criança escolher o livro que quer ler consigo. Pode propor outros livros, mas não force. É importante que leia ou oiça ler com prazer.

3 - Guardar alguns minutos para ler
Reserve sempre alguns minutos do dia para ler, observar e conversar sobre os livros que a criança aprecia.
Torne os momentos de leitura alegres e carinhosos. O tempo passará a correr.
As crianças pequenas não aguentam muito tempo, quando está cansada ou desinteressada, não se deve forçar. À medida que as crianças vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir ler histórias durante mais tempo.

4 - Visitar as Bibliotecas
No nosso país as bibliotecas públicas são muito acolhedoras e estão cheias de livros interessantes, para todas as idades. Visite a que fica mais perto da sua casa, ou do seu local de trabalho. O atendimento é muito agradável e o empréstimo é gratuito!
Experimente ir com os seus filhos. Nas bibliotecas há sempre uma zona própria para crianças.
As bibliotecas escolares também emprestam livros para as crianças lerem em casa. Encoraje os seus filhos a usar mais a biblioteca da escola.
Requisite livros para ler em casa com os seus filhos. Vai ver que toda a família ficará cliente.

5 - Oferecer livros às crianças
Habitue a criança a escolher um livro para dar aos amigos como presente.
Visite livrarias, supermercados e feiras do livro e deixe a criança mexer nos livros expostos. Valorize o livro e a leitura oferecendo livros aos seus filhos.
Convide-a a observar, folhear e escolher um ou alguns para levar para casa ou para oferecer.



7 excelentes razões para ler com as crianças
1. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação.
2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
3. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
5. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
6. Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes.
7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

21 de outubro de 2009

Hora do Conto


Esta semana assistiram à Hora do Conto os alunos do 3º e 4º ano e da Unidade de Apoio Especializado da EB1/JI de Vilarinho. A Prof. Lurdes contou a história do elefante Elmer do escritor David McKee.

20 de outubro de 2009

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


A Profª Odília de EVT elaborou esta bonita tela comemorativa do MIBE. A partir de hoje está na Biblioteca para quem a quiser admirar. Obrigada pelo trabalho magnífico!
Na próxima 6ª feira, pelas 21h00, temos o Bibliocafé. Pais, alunos, professores, funcionários, estão todos convidados! Espero que apareçam!

18 de outubro de 2009

Aniversário especial

Gostas de BD? Conheces estes personagens?

Pois é! Astérix e Obélix estão de parabéns! Fazem 50 anos no dia 29 deste mês! E nós vamos festejar... dentro da Biblioteca e fora dela...

Já agora... Sabias que está prestes a ser editado o novo livro destes dois personagens históricos? Vamos tentar trazê-lo para a nossa Biblioteca muito em breve... espera para ver!

16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Consulta o Portal do Ministério da Saúde para sabar mais sobre o Dia Mundial da Alimentação que se comemora hoje.
Sobre a Alimentação há muita e variada informação no blogue do PES da nossa escola. Podes ver aqui.

13 de outubro de 2009

Hora do Conto

Começou a Hora do Conto deste ano lectivo! Tal como no ano passado, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do agrupamento visitam a Biblioteca e assistem à esta actividade. A professora Lurdes Sampaio é a responsável por esta actividade da BE mas, ao longo do ano, outros professores poderão participar.
A leitura de hoje foi "A Bruxa Mimi" de Valerie Thomas e os meninos e meninas que assistiram foram os do JI e 1º ano de Vilarinho.

Se quiseres conhecer melhor a personagem Bruxa Mimi e o seu gato Rogério vai ao site www.winnie-the-witch.com Diverte-te com as actividades que este sítio te propõe.

8 de outubro de 2009

Clube de Manualidades


Este clube irá funcionar na Biblioteca, a partir da próxima semana, às terças, quartas e quintas-feiras, à hora de almoço. Será promovido pela professora de Apoio Educativo, Luísa Lima.
As actividades propostas para este 1º período são:
- Porta-chaves de espuma
- Quadros de Outono
- Fitas de Natal

Inscreve-te na Biblioteca, na zona da recepção.

7 de outubro de 2009

Há vida na Biblioteca!


O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam um concurso em que as escolas são desafiadas a fazerem reportagens sobre as suas bibliotecas.

Já foste à biblioteca da tua escola? Costumas frequentá-la? As bibliotecas podem ser sítios muito interessantes. Antes do mais, porque estão cheias de livros, esses objectos maravilhosos com que aprendemos, sonhamos e viajamos sem sair do lugar. E, hoje, a maior parte das bibliotecas são locais agradáveis e com actividades muito interessantes.

Porque ler é um prazer – e ter um local onde ir buscar livros é um enorme privilégio – , a VISÃO Júnior e o Plano Nacional de Leitura, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, organizam uma iniciativa que permite que todos fiquemos a conhecer melhor o que se passa nas bibliotecas das escolas – e permite, a quem participar, treinar ferramentas utilizadas diariamente pelos jornalistas (e que também são muito úteis nos trabalhos da escola).

Há Vida na Biblioteca está aberto à participação de todas as escolas do ensino básico. Cada escola poderá participar com o número de equipas que quiser, devendo haver um professor responsável por cada uma das equipas.

A iniciativa desenrolar-se-á em três fases:

- Mostra que és bom a ler – Novembro. Responder a três perguntas sobre o conteúdo da VISÃO Júnior desse mês, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares. As perguntas serão colocadas no site da VISÃO Júnior.
- Mostra que és bom a resumir – Janeiro e Fevereiro. Resumir um artigo publicado na VISÃO Júnior.
- Mostra que és bom a escrever – durante todo o ano lectivo, com prazo de entrega até final de Abril. Cada equipa fará uma reportagem sobre a sua biblioteca.

A VISÃO Júnior disponibilizará no site, a partir do final de Novembro, indicações sobre como preparar uma reportagem e como escrevê-la.

A melhor reportagem será publicada na VISÃO Júnior de Junho e a equipa/turma que a realizou terá a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redacção da revista.

Todas as outras reportagens serão disponibilizadas no site da VISÃO Júnior, que criará uma zona específica para o efeito.

Como se inscrever?
Basta enviar um e-mail para mailto:vjunior@impresa.pt, indicando o nome do professor responsável pelo grupo, o nome de todos os participantes e o nome e contactos da escola, além do nome da equipa, se esta quiser criar um nome para si própria. As inscrições estão abertas até 27 de Novembro.

Se quiseres formar uma equipa e participar, vem à Biblioteca!

2 de outubro de 2009

Leitura em família


Há uns dias a Sofia Cerqueira do 9ºB trouxe a pequena irmã à Biblioteca para escolher um livro para lhe ler. Requisitou "O Monstro" de António Antunes Carvalho, livro recomendado pelo PNL. Gentilmente, a Sofia trouxe-me uma foto do momento da leitura que aqui publico.
Obrigada, Sofia!

1 de outubro de 2009

Modernização das Bibliotecas Escolares

O Gabinete de Inovação, Formação e Tecnologias da DREN publicou uma reportagem sobre a modernização por que as Bibliotecas Escolares do Norte passaram durante o último ano. E a Biblioteca da nossa escola está bem presente! Vê se a descobres!

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Começou o mês de Outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Vamos celebrar a Biblioteca!

Para este mês temos programadas as seguintes actividades:
- Hora do Conto (dirigida às turmas de 5º ano, em Oficina de Leitura)
- Bibliocafé (abertura da BE à comunidade no dia 23 de Outubro, às 21h00)

Aqui fica o cartaz que promove a última actividade:

Hoje é o Dia Mundial da Música!

O Dia Internacional da Música foi proposto e celebrado pela primeira vez em 1975 pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin, na altura Presidente do Conselho International da Música.
São seus objectivos:
- a promoção da arte musical em todas as secções da sociedade
- a aplicação dos ideais da
UNESCO de paz e amizade entre os povos
- a evolução das culturas, a partilha de experiências e a apreciação mútua dos diversos valores estéticos.